VOCÊ SABE COMO FUNCIONAM AS PARCERIAS NO MUNDO EMPRESARIAL?

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VOCÊ SABE COMO FUNCIONAM AS PARCERIAS NO MUNDO EMPRESARIAL?

As parcerias são parte das estratégicas.

Existe parceria quando: há um interesse comum e, há também, um objetivo definido.

As parcerias constroem-se quando fazem parte de uma estratégia que pode ser promover o crescimento, aumentar as vendas, expandir área de atuação, garantir capacidade de trabalho, aumentar a oferta dos produtos/serviços do portfólio, ou outros motivos que requeiram a participação de mais pessoas, diferentes conhecimentos, expertises e/ou eventual economia de custos.

É comum os psicólogos falarem de parcerias no sentido de alguém com quem se pode contar. – Aquela pessoa é parceira.

No mundo empresarial é mais do que isso:

Parceiro é alguém com quem você conta, mas mais do que isso, com quem tem interesses comuns e um objetivo bem definido.

Confunde-se demasiado facilmente as pessoas ou empresas que indicamos, com as que recomendamos. Uma recomendação implica assumir parte da responsabilidade. Uma indicação é uma mera informação sem envolvimento do resultado.

Os parceiros, você recomenda. Conhece o trabalho deles e corresponsabiliza-se pelos resultados. É quase como se fosse você mesmo… uma extensão sua.

De hoje em diante, não diga que vai propor uma parceria a uma escola, a uma associação ou a uma qualquer empresa. As parcerias só se propõe DEPOIS DE CONHECERMOS o que podemos oferecer e o que podemos obter em troca. Pode ir conhecer essas instituições com a finalidade de criar relação, conhecer metodologias e se houver interesse e confiança, no futuro, pode ser possível propor e criar uma parceria.

Parceria é uma relação ganha/ganha. Nunca esqueça isso. E cuidado para não usar o parceiro para atingir só o seu objetivo.

O objetivo é de ambos porque o interesse é comum.

Este é um dos motivos que muitos psicólogos nos chegam desanimados. Por que “propuseram” os seus serviços em parceria a diversas empresas e nenhuma abriu as portas. Por que? Porque não havia interesse comum e o objetivo era exclusivamente o trabalho do psicólogo.

Então como fazer?

  • Crie a suas estratégias de expansão, crescimento ou outras.
  • Identifique potenciais parceiros.
  • Estude profundamente esses potenciais parceiros para:
  • Descobrir interesses.
  • Perceber onde pode haver objetivos que sejam comuns.
  • Inicie uma relação ganha/ganha.

Uma sugestão: Tenha cuidado. O mercado é vasto e por vezes há pessoas que se querem aproveitar da sua boa-vontade. Fuja das relações investe/ganha. Se você vai investir no negócio de outras pessoas com o objetivo de ter lucros mais tarde… hummm esse é o espírito de uma sociedade 😉

Um abraço da Bia e do Fernando!

PS: Comente e partilhe. Gostamos de saber a sua opinião!

By |2018-01-13T09:57:50+00:00novembro 18th, 2017|conhecimento|0 Comments

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