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O que é – e como fazer uma proposta empresarial.

//O que é – e como fazer uma proposta empresarial.

O que é – e como fazer uma proposta empresarial.

Visitou uma empresa, provavelmente pela 2ª ou 3ª vez (depois de construir uma relação) e no final pediram-lhe para enviar uma proposta. Parabéns! Está nas suas mãos conquistar esse cliente.

Escutou bem as necessidades do cliente. Percebeu a cultura da empresa e especificamente qual o objetivo que a empresa espera atingir com o seu trabalho? Conheceu as instalações onde vai aplicar o seu serviço? Vai precisar de fazer um levantamento das necessidades antes de executar o seu trabalho? Vai ter reuniões durante o processo? Quantas? Com quem? Quando pretendem os seus serviços?

A lista de perguntas poderia continuar e seriam muito importantes para elaborar a sua proposta de forma profissional, respondendo eficazmente às necessidades apresentadas.

Perceba: Uma proposta comercial não é uma carta de intenções.
É um instrumento regulador entre duas entidades.

A sua proposta vai especificar TUDO o que o cliente espera de si e tudo o que você “dar” ao seu cliente. Vai ter prazos, datas, formas de pagamento, validade, requisitos necessários, etc. Enfim a sua proposta vai regular a forma como a sua empresa/você vai trabalhar com outra empresa. O que não estiver escrito é omisso. Não está acordado. Pode portanto ser sujeito a interpretações. E isso… não é bom. Pois quando existem duas organizações diferentes (a sua e o seu cliente) mesmo que tenham um objetivo comum, os interesses são diferentes.

Se uma empresa lhe pede uma proposta de uma palestra de 1 hora. A primeira coisa que você deve pensar é que também pode ter pedido, ou vai pedir, a outros.

Qual(ais) o(s) fator(es) que o diferencia de outros concorrentes?

Começa com uma proposta bem elaborada, assertiva e muito profissional. De forma a impactar e mostrar que você tem a visão do todo. Na proposta você mostra inequivocamente que é o melhor fornecedor para aquele serviço que a empresa pode obter.

Uma coisa é muito importante perceber! Você não ganha dinheiro por apresentar propostas. Certifique-se que está a falar com a pessoa certa e que a decisão sobre o que vai propor é nos próximos dias. Se não for… continue a trabalhar a relação com esse cliente e quando chegar a o momento de tomadas de decisão então apresenta a proposta.

As propostas servem para ser analisadas pelas empresas e como ferramenta de ajuda à tomada de decisão. Faça uma proposta super profissional e ajude a empresa a tomar a decisão de contratar os seus serviços.

Bons negócios!

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Um abraço da Bia e do Fernando

By |2018-01-15T09:27:03+00:00janeiro 2nd, 2018|conhecimento|0 Comments

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