Como nasceu a nossa consultoria!

Porto

É muito comum as pessoas quererem saber como nasceu a nossa consultoria, e em seguida, questionarem se além de sócios também somos um casal!

A nossa resposta é: não somos um casal, somos sócios e amigos!

Quanto ao nascimento da consultoria, vamos contar esta história….

No dia 21 de julho de 2007, uma tarde de domingo no Brasil e início de noite em Portugal, estávamos nós, Bia e Fernando, numa sala de bate papo sobre livros, e eis que iniciamos uma conversa, onde o Fernando ao saber que a Bia era psicóloga, disse-lhe: Tenho uma proposta para lhe fazer, tenciono escrever um livro e estou a procura de uma coautora, e se esta for psicóloga será “ouro”!

A partir daí saímos da sala de bate papo e passamos a nos conhecer e a entender o que ambos fazíamos.

O tempo foi passando e rapidamente percebemos que adorávamos falar de trabalho.

SP

Na ocasião a Bia estava bastante descontente com o que vinha fazendo no trabalho, sua visão das empresas era bastante pessimista e reclamava muito do seu cotidiano.

Sim, a visão da Bia era um tanto negativa, reclamava de tudo, dizia que as empresas eram mercenárias, enfim…

No dia a dia o Fernando começou a ajudar a Bia a perceber como era a visão de um empresário, e nomeadamente, como era a visão de um empresário sobre a área de recursos humanos da sua empresa.

Ahhh como essas conversas ajudaram a Bia e mudar o seu mindset e a repensar o seu papel, na verdade ela percebeu que efetivamente não tinha nada do que um verdadeiro recursos humanos de uma empresa precisava ter.

Conforme o Fernando ia dizendo a Bia foi percebendo que a área de Recursos Humanos de uma empresa precisa se apresentar de uma maneira a ser uma verdadeira fonte de receita e aumento da produtividade, e que é papel dela apoiar o negócio de maneira a proporcionar o desenvolvimento das equipes.

Nesta ocasião a Bia percebeu que reclamar, falar que as áreas e as lideranças não colaboravam era a forma que ela tinha encontrado para justificar a sua falta de atitude condizente para a necessidade da empresa, e neste momento sentiu muita dor, sentiu vergonha por não olhar “o lado cheio do copo”.

Já havia se passado 3 anos de amizade e de trocas constantes!

Hum! Percebeu uma coisa importante? A resistência da Bia em mudar, em sair da sua zona de conforto, em confrontar, muitas vezes, o que o Fernando dizia durou aproximadamente 3 anos

No final deste período não teve jeito a relação da Bia com a empresa já não tinha mais jeito, então…

… um novo processo seletivo e um novo posicionamento em uma nova empresa!

Sim, ela percebeu que não poderia continuar resistente e sem desenvolver habilidades como visão sistêmica e do negócio, bem como, mudar a sua forma de comunicar, de dar e receber feedback e de lidar com os conflitos. Se permitiu desenvolver algumas competências como negociação, gestão de erros, marketing pessoal e, tudo isso, a fez destacar-se numa empresa com aproximadamente 70.000 funcionários (na época).

A mentoria do Fernando foi crucial para o desenvolvimento profissional da Bia, eis que anos mais tarde, a Bia percebeu que adorava desenvolver formações com o objetivo de desenvolver competências nas lideranças e nas pessoas de uma forma geral, então…

… a Bia fez um convite para o Fernando!

Vir passar 3 meses no Brasil e juntos criarem do zero uma empresa, uma consultoria especializada no desenvolvimento de competência de comunicação e comportamento humano.

Eis que em janeiro de 2013 nasceu SMFactory – Successful Minds, Treinamento em Desenvolvimento de Pessoas Ltda., uma fábrica de mentes bem sucedidas e prontas para vivenciarem o seu processo de transformação, a sua metamorfose como uma borboleta.

Como nasceu a nossa empresa?

De uma bela amizade, de um projeto juntos, de uma mentoria durante alguns anos – porque a Bia foi bastante resistente (risos) e por fim, da certeza de que juntos temos competências que poderiam nos levar a ter o sucesso que era importante para nós!

Ahhh e o Fernando nisso tudo?

O Fernando durante todo este período sempre com atitudes de empresário!

Já na nossa consultoria, como sócios, o Fernando continuou a ter um papel fundamental, apoiando a Bia a desenvolver outras competências como: finanças, contabilidades, fiscal, comercial, vendas, etc.

4 anos após o nascimento da nossa empresa – SMFactory, nasceu então o projeto Psicólogos in company (você pode conhecer a história na íntegra assistindo os 4 vídeos onde contamos a nossa história, mais o vídeo do Teaser quando falamos do crescimento do projeto) e nele partilhamos as nossas experiências e tudo que fazemos na nossa consultoria, desde a gestão até os produtos que comercializamos!

Uma conversa numa sala de bate papo num final de tarde terminou por uma empresa linda e com um propósito maravilhoso – o de desenvolver competências de comunicação e comportamento humano no maior número de pessoas possíveis!

Queremos lhe pedir um grande favor, nos conte o que achou da nossa história!

Um grande abraço nosso!

By |2019-03-22T12:59:26+00:00março 22nd, 2019|História|

About the Author:

Leave A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies e serviços de terceiros. Ok
%d blogueiros gostam disto: